A habilitação de INVA permite ao portador dar instrução para alunos de PP e PC, e de outras habilitações que possuir (como MLTE e IFR). Para muitos pilotos, o primeiro emprego é como instrutor, onde você poderá passar seu conhecimento para frente e ao mesmo tempo adquirir mais experiência e horas de voo para poder concorrer a vagas em companhias aéreas.
A revalidação do INVA pode revalidar a habilitação referente ao avião utilizado no treinamento e no exame, MNTE e/ou MLTE. Se sua licença MNTE ou MLTE está vencendo junto com o seu INVA, ou próximo, você pode revalidá-las todas em um só voo. Num caso mais extremo, revalidar seu INVA no Seneca I, por exemplo, revalidará também suas habilitações MLTE e MNTE. Pode ser exigido o pagamento de taxas extras para a ANAC.
È necessário apenas estar com CMA válido.
Se a habilitação estiver vencida há mais de 6 meses, pode ser necessário realizar um exame teórico de regulamentos em uma unidade da ANAC (consulte-nos para mais detalhes).
O aluno deverá realizar, no mínimo, um voo de 1h de adaptação e revisão na aeronave.
Em seguida, o piloto será submetido a um voo de cheque de 1,5h, onde deverá demonstrar para um Examinador que consegue realizar todas as manobras e conduzir o avião com segurança.
O treinamento e exame podem ser realizados no Cessna 150/152.